Festa da Páscoa

 

Nós costumamos chamar este dia santo de Hag ha-Pesach, essa festa de graça, porque Deus tirou nossos antepassados do Egito e libertou-lhes do cativeiro.

 

Este dia santo é também conhecido como Hag ha-Matzot, i.e., a festa dos pães sem fermento, porque quando nossos antepassados deixaram o Egito e eles assaram e comeram pães feitos de massa não-fermentada. (Ex. 12)

 

A Torah nos ordena celebrar a Festa da Páscoa por 7 dias, de 15 á 22 do primeiro mês.

 

No primeiro e no sétimo dia, é necessário que cada varão participe na (Sta.) Assembléia Religiosa. Todo trabalho é proibido, exceto preparação de comidas festivas.

 

É ordenado comer durante a festa inteira os pães sem fermento. Antes do dia santo é requerido remover todo fermentado hametz da nossa casa, e não comer de 15 á 22 do primeiro mês pão de massa fermentada e todo fermento.

 

Os dias 16, 17, 18, 19 e 20 são chamados Khol ha-omed, i.e., semi-festas, neste tempo é permitido (salvo no Shabbat) fazer os trabalhos mais importantes.

 

O sétimo dia da festa é chamado Shevii Atzeret, i.e., o sétimo dia de assembléia religiosa, neste dia é o final do serviço religioso.

 

Nós iniciamos a celebrá-la no entardecer do 14º dia do primeiro mês após o serviço na Kenasa. Após o retorno da kenasa, nós costumamos ler entre a família a Haggada de Páscoa, estória da Páscoa. Como comida nós costumamos servir pães sem fermento, cordeiro assado e, vegetais amargos (como símbolo da vida amarga no Egito).

 

Os pães sem fermento são assados na véspera da Páscoa por cada família (quando necessário nós podemos assar pães sem fermento durante Khol ha-omed também).

 

Farinha para massa de pães sem fermento deve ser amassada com água fria e sem sal. Farinha para pão sem fermento é permitida ser amassada com mel ou com ovos ou com leite.

 

A partir deste Domingo de Páscoa, nós costumamos contar SEFIRA - 50 dias, nós celebramos o qüinquagésimo dia de Shavuot.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode