Luto

 

Nós ficamos em luto profundo por pai, mãe, irmão, irmã, filho, filha, marido e mulher.

 

Quando nós encontramos uma pessoa em luto profundo, nós costumamos dizer Rarukh hagozer.

 

Durante o luto profundo, o varão enlutado cinge-se com um cinto preto, as mulheres enlutadas costumam cobrir as cabeças com lenços pretos. Os enlutados durante o luto profundo costumam rezar na Kenasa na última fila.

 

Nós costumamos guardar luto profundo por sete dias após o enterro.

 

As obrigações para pessoas durante o luto profundo são assistir cada culto da manhã e da tarde na Kenasa por sete dias.

 

O hazzan chega antes do pôr-do-sol para os enlutados durante o luto profundo no dia do funeral e lhes da o ayak, i.e., a taça da consolação.

 

No sétimo dia após o funeral o hazzan visita as pessoas no tempo de luto profundo e toma delas o ayak, então eles vão juntos  para a Kenasa.

 

Os parentes e amigos do falecido costumam ir para a Kenasa,e após a oração eles voltam para a casa dos enlutados, onde eles preparam et ashn, isto é uma comida que contem carne.

 

Os enlutados no momento de seu luto comem carne pela primeira vez após os sete dias de luto, porque durante os sete dias após o funeral eles não comem carne como um símbolo de tristeza.

 

No primeiro Shabbat após os sete dias de luto, no nome do falecido e enlutados, as pessoas costumam dar esmola em memória da alma falecida, e após o final das orações, os membros da comunidade costumam ir na casa dos enlutados, eles conversam com os enlutados, eles dizem palavras de consolação aos enlutados e os enlutados costumam oferecer aos membros da comunidade halva escura como símbolo de tristeza.

 

Após os 30 dias do funeral, um banquete de luto também é organizado.

 

Dez meses depois do funeral, ou no aniversário, é organizado ak-kiym-yak, durante este banquete é servida halva branca ao invés de halva escura.

 

No Sábado (que caiu e mak-kiymyak - 30 dias após o funeral) depois do culto, os membros da comunidade caraíta com o hazzan costumam ir á casa dos enlutados para relembrar a memória do falecido, eles consolam os enlutados.

 

Os enlutados oferecem aos membros da comunidade e para o hazzan halva branca.

 

Após este banquete o luto termina. Quando um parente morrer em uma outra cidade ou estado, o luto profundo inicia-se no dia quando nós ouvimos pela primeira vez sobre um funeral.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode