Pergunta:

 

Por que os Karaim são independentes e separados dos seguidores do talmudismo?

 

Resposta:

 

A independência e separação dos Karaim se baseia em:

 

1) Os karaim não se casam com seguidores do talmudismo, i.e., os seguidores de religiões diferentes.

 

2) A casa de oração caraíta - Kenasa difere da sinagoga dos talmudistas, assim como é diferente o sistema de preces caraítas das preces dos talmudistas.

 

3) Os karaim podem comer carne com produtos lácteos, isto é estritamente proibido pelos rabinos para os seguidores do Talmudismo.

 

4) Os rabinos proibiram para os seguidores do Talmudismo comer comida preparada pelos Karaim.

 

5) Os seguidores do talmudismo ao contrário dos Karaim costumam celebrar festividades que não são mencionadas na Bíblia, tal como Hanukkah ou Lag baOmer.

 

6) Os seguidores do talmudismo diferente dos Karaim, observam jejuns que não são mencionados na Bíblia, tal como o jejum de 17 de Tammuz ou 9 de Av (Tisha beAv).

 

7) Os karaim celebram Shavuot sempre nos Domingos porque está escrito na manhã após o Shabbat, os talmudistas celebram Shavuot em vários dias.

 

8) Os karaim, diferente dos seguidores do Talmudismo celebram as festividades somente em um dia, mais corretamente no dia da festa que fora definida com base de observação da Lua Nova ou com base no calendário caraíta pré-calculado.  

 

Os talmudistas celebram algumas das festas religiosas dois dias, outros somente em datas especificadas estabelecidas pelos rabinos, por exemplo, a Páscoa de acordo com os rabinos não cairia nos Domingos, Quartas-feiras e Sextas-feiras.

 

9) Os karaim enterram os mortos em ataúdes que são fechados com pregos, por contraste os seguidores do Talmudismo, de acordo com o livro rabínico Yore Dea (Caminho do Conhecimento) – trato hilkhot kevura, seção 362 (este artigo afirma que o retorno do morto deve ser ao solo), não enterrar o morto em ataúdes, eles os põe na ordem e o corpo regressa ao solo.

 

10) A participação em cerimônias tal como tashlikh talmudista, kaparot, tefilin etc., é indesejável.

 

11) Os fatos acima mencionados são admitidos até mesmo pelos seguidores do Talmudismo, por exemplo, Klyachko um cientista judeu em seu livro sobre a interpretação da Fé Judaica, na página 121 escreve: A seita caraíta não tem nada a ver com os seguidores do talmudismo.

 

L.M. Shakhray em sua História de Israel (N. 4 na página 27) escreve:

 

os rabanitas impuseram (Kherem) anátema sobre os karaim. A religião caraíta foi útil porque ela re-avivou o amor e o desejo de ensinar e estudar a Bíblia, os quais os seguidores do Talmudismo mantiveram a distância.

 

Este cientista (L.M. Shakhray) aceitou que os karaim seguiam somente a Bíblia e por este motivo eles foram identificados e se identificaram como karaim.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode