P: É necessário ter uma Kenasa (sinagoga) para culto?

 
R: Sim! No segundo livro de Moisés está escrito: E deixe-lhes fazer para Mim um Santuário para que Eu possa habitar entre eles. (Shemot/Êxodo/2 M 25:8) e, de acordo com esta direção é necessário ter um santuário - Kenasa para culto. Sendo que o tabernáculo original era muito formoso, decorado ricamente e generosamente, e por este motivo a Kenasa também deve ser bela e tão luxuosa e formosa (tão quanto for possível), e sendo que na Kenasa habita a Providência de Deus, é nosso dever ter a Kenasa com profundo e sagrado respeito. Na Kenasa se realiza o culto coletivo, que tem efeito na alma do povo orante, portanto, é necessário participar nos cultos coletivos sempre que for possível.

 
P: Por que nós Karaim costumamos orar voltados para o (sul) oriente no momento de nossas preces?

 
R: A oração do Rei Salomão diz: se eles retornarem para Ti com todo seu coração e com toda sua alma na terra de seus inimigos, que os levaram cativos, e orarem para Ti em direção à sua terra, que deste para seus pais, a cidade que escolheste e para a casa que construí para Teu nome (1 Reis 8:48). Baseados nesta passagem bíblica, nossos mestres de religião fixaram, voltar o rosto durante a oração para a Terra Santa, isto significa para o (sul) oriente. O Hechal, que contem o Sefer Torah, nos ajuda a identificar a direção das preces na Kenasa. A área em frente do Hechal próxima da parede (sul) oriental é designada para os líderes das preces coletivas. Nossos professores de religião estabeleceram o costume de dizer antes de entrar na Kenasa:

 
E eu em Tua grande misericórdia, Senhor, entrarei em Tua casa, inclinar-me-ei em profundo respeito diante do Teu Santuário, Oh Senhor, ouça e aceite minhas preces.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode