Pergunta:

 

Por que nossos antepassados karaim foram referidos como Yehudi (Judeano, Judeu) na Criméia durante o reino dos Tártaros?

 

Resposta:

 

O reino de Judá existiu a mais de 600 anos após a destruição do Reino de Israel, este fato causou que todos os seguidores da religião de Moisés começassem a ser referidos na maioria dos idiomas como Judeanos e finalmente Judeus (em idioma turco a palavra Yehudi significa Judeano ou Judeu), independentemente do fato se eles eram seguidores do Talmudismo ou Karaim, de igual forma os Russos chamavam a todos estrangeiros de Alemães (Nemci – pessoas que estão sem voz).

 

Por este motivo nossos antepassados foram chamados nos yarliks de khans (Yarlik era um documento especial com selo de ouro, o qual fora emitido por príncipes da Horda de Ouro, para serem confirmados direitos – tal como direitos religiosos e privilégios dos Karaim ou nomeação de príncipes russos – seus vassalos) referidos como Yehudi (em idiomas turcos: Judeano, Judeus), com atributo Kale ou Kirker (de acordo com a cidade criméia Chutuf Kale – Fortaleza judaica).

 

Após a criméia ter sido anexada pelo Império Russo, nossos antepassados começaram a ser oficialmente referidos com Karaim.

 

Em 1795, Sua Majestade a Imperatriz Catarina a Grande emitiu decreto o qual proibia aos karaim aceitarem Judeus – rabanitas dentro de sua comunidade.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode