No relatório anual de 1862 da Biblioteca Pública Imperial de S. Petersburg está um artigo:

 

No ano de 1862 foi adquirida a coleção do hakham Abraham Firkovich. A aquisição evocou entusiasmo dentro da comunidade científica, positivos retornos de opinião nesta aquisição foram do famoso paleógrafo e editor de textos – Professor Konstantin Von Tischendorf (Universidade de Leipzi, acadêmico Dorn, bibliotecário Bekker, Professor da Universidade de S. Petersburg – semitólogo Chvolson e possitivo retorno da Academia Russa de ciências.

 

A comunidade cientifica apreciou a alto valor cientifico da coleção. De acordo com os cientistas, não há coleção similar.

 

A coleção inclui:

 

47 Rolos da Torah sobre pele e pergaminho

77 Livros da Sagrada Escritura

23 traduções das Santas Escrituras em vários idiomas orientais

272 escritos de escolares caraítas

523 escritos de rabanitas

250 decretos variados, cartas e artigos históricos

300 documentos em matéria de Karaim no Império Russo

722 Inscrições hebraicas sobre lápides caraítas da Criméia, de Cáucaso, da Terra Santa e outras localidades tiradas por fotografia ou por uso de impressão em papel.

 

PS:

 

Seria últil se alguém dos jovens estudasse literatura caraíta e se tornasse membro da Academia de linguagens orientais, Departamento Árabe, Caldeu e Hebraico. Seria grande oportunidade para o povo caraita, isto poderia ajudar à revitalização do Caraismo, isto poderia lançar nova luz sobre a literatura caraíta, reviver idéias e pensamentos dos escolares caraítas do Egito, da Terra Santa e da Síria (que escreveram em idioma árabe e caldeu).

 

A partir do texto mencionado acima é obvio quantos materiais no tópico de nós – karaim está disponível na Biblioteca Publica Imperial.

 

Jovens caraítas, amem seu povo caraíta, e não depreciem a literatura caraíta, vinde para ajudar seu povo caraíta!

 

Estudem na Universidade de linguagens orientais, tornem-se Orientalistas! Sejam a vanguarda de glória do povo caraíta!

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode